top of page
13096293_1768290973388795_8956822092970975173_n_edited_edited.png

A Nossa Historia

Água Doce – Serviços Populares, fundada em 2001, é um desdobramento de outra entidade, chamada Serviço de Educação e Organização Popular – SEOP, fundada em 1989 pelo teólogo Leonardo Boff junto com seu irmão Waldemar.
O Seop atuou desde 1990 nas áreas marginalizadas de Petrópolis e da Baixada Fluminense (Magé, Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São Gonçalo), com recursos de doadores europeus e da Fundação Novartis para o Desenvolvimento Sustentável, Suíça www. seop.org
Em 2000, devido à reestruturação do SEOP, promovida pelo principal financiador, Fundação Novartis, seu então presidente, Waldemar Boff, desligou-se da entidade para fundar, junto com sua esposa, Maria Regina Maroun, Água Doce que tem como principal objetivo a expansão da consciência humana para o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.
Sob a inspiração do trabalho desenvolvido pelo Projeto Manuelzão, na Bacia do Rio das Velhas, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais, Água Doce tomou como principal área de atuação a Bacia do rio Suruí, Magé, nos fundos da Baía de Guanabara.
Água Doce concluiu em 2003 sua sede em Suruí financiada pela Fundação Heres de Barcelona, Espanha.
Construiu em 2006 a “Bibliovideoteca Agenda 21” junto à Escola Municipal Dinorah dos Santos Bastos, a montante do rio Suruí.
Construiu em 2008 um Núcleo de Orientação Ecológica na foz do rio Suruí, Magé.
E em 2010 foi concluída, com recursos parciais da Prefeitura de Nembro, Bérgamo, Itália, a “Casa da Delicadeza” na sede em Suruí para desenvolver a sensibilidade de crianças, jovens, mulheres e moradores do lugar.
Manteve até 2010 diversos apoios financeiros a entidades independentes de serviço de educação infantil na Baixada, como Creche Comunitária Santa Terezinha, Saracuruna; Creche Fundação Beneficiente Jesus de Nazareth, Nova Campina; Creche Semeando, Roseiral, Belford Roxo; Creche Tia Madá, São Gonçalo e Creche Shangri-lá, Belford Roxo e Centro de Educação Infanto-Juvenil Comunitário “Caminho do Encontro” em Belford Roxo.
Um dos programas de trabalho mais intenso é o da Diplomacia Popular, que visa criar uma globalização humana através do contato direto de grupos e pessoas interessadas numa outra ordem mundial. Centenas de estudantes, profissionais liberais, empresários e políticos já passaram pela Casa Internacional da Paz, em Petrópolis, especificamente sistematizada para esse fim.
Para Água Doce o programa de trabalho mais estratégico e a longo prazo é Suruí 2050 que visa implementar, junto com a população residente na bacia do Rio Surui em Magé, o conceito de sustentabilidade, tão central na Agenda 21.
Além de atividades em nossa sede, na biblioteca junto à escola rural “Dinorah dos Santos Bastos” e no Núcleo de Alfabetização Ecológica “Encontro das Águas” na foz do rio Suruí, participamos do Conselho Municipal do Meio Ambiente, da articulação dos municípios afetados pelo COMPERJ e do Programa Estadual “Rio Rural” que consiste na gestão das micro-bacias, preservação ambiental e produção sustentável.

Historico: Chi siamo
foglie belle.jpg

Contatos

Suruí, Magé - RJ, Brasile

005521 26471435

Historico: Contatti

©2019 by agua doce. Proudly created with Wix.com

bottom of page